sábado, 7 de dezembro de 2013

Por que smogon ao invés de VGC?

Olá estranho, como vai a vida? Já faz mais de uma semana, cheia de provas e correrias que me impediram de escrever no blog, mas o tempo passa e o importante é que eu volto, eu acho, mas vamos indo aos meus pensamentos do porque eu prefiro as regras do smogon às da VGC? (isso, é claro, se você não tiver nada melhor para fazer, tipo lavar uma louça ou dar banho no cachorro...)
Bem, andando pela interwebs descobri que existem pessoas que jogam pelas regras da VGC e outros que jogam pelas regras do smogon que simplesmente se odeiam, e que esta discussão sobre qual é melhor pode nunca acabar, mas esse não é o objetivo deste post, aqui eu vou dizer apenas porque eu prefiro, se é melhor ou não, eu pessoalmente não me importo, até mesmo porque eu gosto de jogar pelas regras da VGC. Como eu nunca sei puxar um assunto, irei usar o vídeo de alguém reclamando sobre o smogon como base para criar os meus argumentos, porque eu sou preguiçoso para pensar neles sozinho e eu acho que nesse vídeo se é resumido muitas das principais reclamações das pessoas que jogam pela VGC.


Para aqueles que não são fluentes em inglês, irei fazer uma tradução livre dos principais pontos que ele reclama e logo embaixo irei dar a minha opinião pessoal. obs: /need no casaco do typhlosion, se tiver um do meganium, então...

1- O smogon tenta forçar as pessoas a acreditarem que as suas regras são as oficiais e que ela é a maneira certa e mais competitiva de se jogar o jogo.
Ok, eu não conheço o conselho do smogon, nem nada assim, mas eu não acho que seja para tanto, quero dizer, se você pegar a última edição da revista virtual gratuita que a smogon lança, a smog, do dia 25/11/13, e ir para a seção do porquê você deveria escolher jogar doubles na sexta geração, você verá que o sexto motivo é: "bom treino para eventos futuros da VGC", então eu não acho que eles tentam necessariamente forçar todos a acreditarem que eles são os certos e o resto não é competitivo. link para a matéria.

2- Pessoas reclamando durante um torneio que seguia regras da VGC, que ele estava usando pokemons e combinações de movimento banidas pelo smogon.
Isso eu não tenho o que falar, é algo idiota e embaraçoso de todos os pontos de vista, quero dizer, só porque você joga algo com uma bola, não quer dizer que é o mesmo jogo, entende? você não pode ir para um jogo de tênis, querendo usar as regras do ping-pong. E pelo o que ele relatou, as pessoas estavam reclamando com o organizador do evento que ele não devia ter ganho as partidas por estar usando pokemons banidos pelo smogon, mas que não eram banidos para o torneio? Nesse ponto eu concordo com o vlogger em todos os pontos possíveis.

3-Smogon é para jogadores casuais porque eles banem tudo que é forte, limitando o jogador e o deixando despreparado para uma batalha dentro das regras da VGC.
Bem, concordo plenamente que jogar APENAS pelas regras do smogon te deixa despreparado para o que você pode enfrentar  em um torneio VGC, isso não é necessariamente um problema, se a pessoa não pretende jogar nesse tipo de torneio, mas o ponto que eu acho mais importante aqui é o de limitação. Já cansei de ouvir que o smogon te limita, por banir vários pokemons que são muito utilizados e fortes, eu já acho exatamente o contrário, quando um pokemon é tão forte que você se vê limitado a certas estratégias para garantir que aquilo não vá te destruir completamente em um jogo, você acaba se fechando em certas estratégias, cortando toda uma gama de opções legais que poderiam estar sendo utilizadas, porque seria completamente destruído pelo combo x ou y, já que não haveria como countera-los.
Darei um exemplo pessoal, outro dia estava na casa de um amigo de madrugada com uma galera, assistindo uns filmes e quando um pessoal desceu para comprar um dogão no podrão da rua, eu me juntei a outros 2 malucos e decidimos criar um time, para jogarmos umas 3 ou 4 partidas rápidas, decidimos utilizar apenas pokemons insetos, e fomos jogar, acabamos saindo com um streak de 2-3, sim perdemos mais do que ganhamos, mas ainda assim, não foi ruim para um time criado de brincadeira em 10 minutos, nos divertimos bastante por causa daquilo, mas isso não seria possível se fossem regras da VGC, porque com toda certeza em cada batalha teria um combo que iria nos destruir completamente por não estarmos com algo específico para impedi-lo.
Resumindo, eu utilizarei as regras do smogon porque eu acho que permite um leque maior de opções e você pode sempre ver algo inusitado e diferente do habitual, eu odeio a VGC? Eu acho que a VGC é melhor? Ou pior? Não, não e não. É pura questão de preferência e do que eu acho que será mais divertido, ou seja, quem sabe eu mesmo não faço um torneio seguindo as regras da VGC?
Isso seria bem estranho...
Mas com certeza, não tão estranho quanto...
Você...
Tchau estranho!!! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário