segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A verdadeira felicidade pokemon, a amizade e a afeição, um guia rápido (mais ou menos) para aumentar a friendship e o pokemon-aimie!!

Ahhhhh!!!! A felicidade!!! Aquela coisa que nos motiva a continuar vivendo, aquelo momento em que nós paramos para desfrutar e saborear nossas vidas, a verdadeira cereja do bolo... Mas vocês já pararam para pensar o que é felicidade? Quero dizer, ela sempre varia de pessoa para pessoa, pode ser aquele momento em que você deita na sua cama e tira o seu sapato sabendo que terá um feriado prolongado de 4 dias pela frente, ou um simples beijo na buchecha daquela garota de que você tanto gosta, quando criança (né? Por favor, né?), ou até mesmo ser pisoteado por um salto pontudo de um andrógeno de voz rouca em um quarto escuro e úmido(eu sei que você gosta dessas paradas, estranho, tenta esconder não).
Mas redirecionando para o pokemon!! Todos nós conhecemos a amizade, que foi apresentada originalmente no pokemon yellow, com aquele pikachu com o quadrinho que mudava quanto mais feliz ele estava. E antes de eu começar a falar sobre ela, quero deixar beem claro, amizade pokemon (friendship) e a afeição (pokemon -amie), introduzida na sexta geração, SÃO COSIAS DIFERENTES!!
Infelizmente, esse troço do pikachu, não servia para nada, era algo meramente ilustrativo, até que veio a segunda geração, e alguns pokemons passaram a depender do nível de amizade para poderem evoluir, como espeon, umbreon e blisseye, a partir dessa versão passou-se a ter um sistema que não foi muito mudado através dos anos, a friendship, ou amizade.
Então vamos ao que interessa e começar com as informações chatas, um pokemon pode ter de 0 a 255 de amizade com o seu treinador, você pode ter uma idéia do quanto o pokemón possui na sexta geração, falando com a pokemon breeder no fã clube pokemon da cidade de Laverre, no momento ainda não descobriram o que ela fala exatamente em cada nível de amizade, mas o que importa é que está mais ou menos assim:

"It's amazingly friendly toward you! It must be so happy spending every day with you!"?-255
"You must really like your <Pokémon> and always keep it by your side!"? (includes 220)
"Well, I think you and <Pokémon> will be an even greater combo someday!"? (less than 220)
"It's a little bit friendly to you… Something like that."?
"I think you have a lot of time ahead of you to get to know one another better."?
fonte: bulbapedia

Então o que nós queremos é que essa doce garota nos diga "It's amazingly friendly toward you! It must be so happy spending every day with you!", querendo dizer que nossa amizade está no máximo, mas para fazer ela chegar aí temos vários meios de ganhar esses pontos invisíveis, que infelizmente ainda não se sabe quanto se ganha exatamente por ação na sexta geração, então para eu não colocar um tabela cheia de "??", eu vou usar a tabela da quinta geração apenas para se ter uma idéia geral, porque o sistema de pontuação não deve ter mudado muito:

Friendship0 to 99100 to 199200 to 255
EventChange
Walking 128 steps (50%)+2+2+1
Lady on Castelia StreetBW
Lady at the Medal officesB2W2
+30 (6%), +10 (20%), +5 (74%)
Using vitamins+5+3+2
Level up+5/+6+3/+4+2/+3
Using EV-lowering Berries+10+5+2
Fainting-1
Using EnergyPowder-5-5-10
Using Heal Powder-5-5-10
Using Energy Root-10-10-15
Using Revival Herb-15-15-20
TradingReseta para a amizade base
fonte: Bulbapedia

Bem, eu não vou traduzir termo por termo, porque acredito que mesmo com um inglês bem básico já dá para entender o que está escrito (eu tentei modificar e a tabela ficou toda torta, melhor assim, acredite em mim, estranho), mas o que isso quer dizer? (além de que não dá para se cortar o cabelo do pokemon na quinta gertação D=) Que a maneira mais simples, talvez não a mais rápida, mas a mais simples, é correr (you gotta go fast!), porque a cada 128 passos você ganha de 1 a 2 pontos de felicidade, então aqui vão os passos que eu utilizo para farmar esse troço:
primeiro: coloco o pokemon que eu quero aumentar a amizade na frente da party(muito importante) e vou para a cidade de Lumiose; segundo: vou para aquela Torre Eifel que tem lá; terçeiro: pego um pedaço de papel; quarto: o dobro; e quinto: o coloco debaixo do meu analógico, de maneira que ele fique levemente inclinado para um dos lados e que meu personagem consiga pedalar infinitamente para o mesmo lado, sem esbarrar em nenhum personagem do jogo.


Agora é só esperar, geralmente eu assisto uns 2 episódios de anime ou qualquer coisa que já deu tempo de maximizar a amizade, não tem como errar, só confirmar com a pokemon breeder e se ela disser as palavras mágicas, que são, "It's amazingly friendly toward you! It must be so happy spending every day with you!", você conseguiu um pokemon muito feliz (provavelmente ele gosta de ciclismo, ou algo assim, não importa).

Agora a afeição (pokemon-aimie), isso é o que deixará o seu pokemon roubado para batalhas, ele terá chances beeem maiores de crítico e evasion, poderá se curar sozinho de status ruins, como frozen, burn, paralize, entre outros, além de poder sobreviver com 1 de vida a danos que normalmente o matariam, e se o seu eevee tiver 2 níveis de afeição e um ataque do tipo fada ele evolui para sylveon ( se não me engano é o único pokemon que evolui com afeição), caso você não saiba entrar no pokemon-aimie... (L ou R até chegar na aba, cutuca o pokemon, troca para o qual você quer e play).

Agora que estamos cara a cara com o nosso colega nós temos 3 opções, fazer carinho nele, dar comida e os mini-games, vou dizer o que eu faço passo a passo em uma única tacada até o pokemon alcançar nível cinco em afeição (nível máximo).
primeiro: faço carinho nele até ele parar de ganhar corações rosas e mostrar só uma nota musical em preto e branco; segundo: encho o bixano de comida até ele rejeitar; terçeiro: vou para o mini-game, sempre jogo o head it, acho que é o mais eficiente (pelo menos é o único em que eu sou bom), o jogo três vezes, desta forma o pokemon reseta, então ele volta a sentir fome e a ganhar pontos com carinho.

Basicamente esse é o ciclo que eu repito até o pokimain alcançar o nível máximo de afeição, dá para se dizer quando ele ganha um nível quando ele começa a gritar e saem vários corações de uma única vez de sua cabeça, eu diria que geralmente acontece  uma vez a cada dois ou três ciclos, e infelizmente não há outra maneira de se aumentar isso, mas a parte boa é que essa mecânica não afeta o competitivo, então não existem muitos motivos para se farmar isso depois que se zera o jogo, tirando evoluir o eevee para sylveon.

Bem, esse foi meu tutorialzinho semi-rápido para farm de amizade e afeição, agora só por em prática com aquela garota que você está afim, não tem erro, tiro e queda... 
Mas voltando para aquela parada do andrógeno lá...
Para com isso cara, é sério...
aqui é muito...
estranho...
Tchau estranho!! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário